A Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, do Centro Cultural Colorado, ficou repleta de educadores que participaram da Oficina de vivência sobre A Arte de Ouvir e Contar Histórias promovida no dia 20 de julho, com a atriz Poliana Savegnago.
O evento gratuito , promovido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, fez parte da agenda do Encontro Cultural de Arte Livre – ECAL, realizado em Guaíra de 17 a 23 de julho.
Setenta profissionais entre educadoras, psicopedagogas, psicólogas, cuidadoras de idosos, pedagogas, mães e médica participaram do encontro de duas horas, que propôs uma imersão no universo da arte de ouvir e contar histórias, nas diferentes estruturas narrativas e formas de apresentação das histórias. Poliana dialogou sobre as obras da literatura infantil e do imaginário popular. Ela defendeu a formação de um repertório popular e levou os presentes a integrarem-se aos desafios, brincadeiras, trava-línguas e adivinhas.
Foram momentos de encantamento, em que Poliana levantou pontos fundamentais para a contação: contar sua própria história; exercitar o olhar de uma criança, ouvindo e tendo disposição de entendê-lo e exercendo a curiosidade sobre o que se passa ao seu redor e empoderar a história, colocando-se como personagem dela.
Poliana enfatizou a importância de uma boa introdução para a história: “é a introdução que faz a pessoa entender o que eu vou contar. Devo realçar as características dos personagens e o local e o tempo onde se passam as ações dessa história.”, afirmou.
A atriz também afirmou que ao olhar a história, o contador deve se apropriar e enxergar claramente o quem, onde e quando que dão vida à narrativa, fortalecendo o enredo, a partir da construção do porquê do acontecimento. Condições fundamentais para o desfecho, ou clímax envolvente.
“Agradeço o IORM pela organização deste encontro. Gostei muito do espaço da Biblioteca Energia do Conhecimento. Esta Biblioteca faz jus ao nome. Senti vibrações muito positivas aqui e a receptividade calorosa de todos os participantes.”, declarou a atriz, responsável pela oficina.
“Todos os participantes receberam certificados. Eles consideraram excelentes as técnicas e orientações do Ouvir e Contar histórias. Pediram para que fosse oferecido um curso ou mais encontros para mais esclarecimentos”, afirmou Beth Ribeiro do Nascimento, a Teacher Beth, responsável pelas atividades da Biblioteca instalada no Centro Cultural Colorado, em Guaíra.