fechar
Feijoada do Bem

Em noite iluminada pela lua cheia, Feijoada do Bem 2024 do IORM dá show de solidariedade

familiamendonca1

“Parabéns pela iniciativa. Foi maravilhoso o evento. Ficamos felizes em tocar para esta plateia, em um show personalizado. Espero que tenham gostado. Contem com a gente.”, declarou o cantor Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba ao final de um show empolgante, com muitos efeitos especiais durante a noite iluminada pela lua cheia, na Feijoada do Bem 2024, promovida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, no dia 25 de maio na Estância Colorado.

A solidariedade e a amizade deram o tom da festa, preparada com muito carinho para os amigos do Instituto, que todos os anos marcam presença. Nada passou despercebido pelo crivo da fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, que acompanhou todos os detalhes do evento.

A família Ribeiro de Mendonça recebeu na Estância Colorado personalidades do mundo empresarial, do agronegócio e também da política. Entre elas, o Deputado Federal Baleia Rossi, Deputado Estadual Leo Oliveira, os prefeitos dos municípios de Orlândia, Sérgio Bordin e a primeira dama Gisele Cardoso Bordin; de Guaíra, Antonio Manoel da Silva Junior e a primeira dama Marta Barbar da Silva;  de Miguelópolis, Naim Miguel Neto e a primeira dama Nara Miguel e de Ipuã, Roniwerton Alves Pereira; os vereadores da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Isaac Antunes, Lincoln Fernandes,  Igor Oliveira  e Franco Ferro; o Desembargador do TRT 15, Fábio Bueno de Aguiar, além da empresária da beleza Cris Arcangeli, o CEO do BTG Pactual Ermínio Olivi Lucci, o nome do polo nacional João Paulo Gazon. A imprensa regional fez a cobertura e abriu espaço para a Feijoada do Bem.

 

Economia regional

O evento foi aberto pela roda de samba da Turma do Bebel, que levantou o público. Teve sorteio de brindes e leilão de joias, obras de arte, peças de decoração, camisas oficiais assinadas pelo elenco do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, além de animais de raça.

A Feijoada e Comida de Boteco foram assinadas pelo Buffet Mezanino, de Guaíra. “Sempre me perguntam por que realizo a Feijoada do Bem ao invés de fazer uma doação direta ao Instituto. Na verdade, eu gosto mesmo é deste encontro, de receber amigos. Quem está comigo desde a Primeira Feijoada do Bem, acompanhou o crescimento não só da Feijoada, que antes era para 100 pessoas, mas, sobretudo o crescimento dessa rede de solidariedade regional. Mais do que isso, fomentamos a economia de toda uma região. Costureiras, hotéis, bares, restaurantes, lojas de roupa, de calçados, supermercados, cabelereiros, todos estão aumentando seu faturamento.  E esse é um ciclo muito virtuoso.  Movimentamos somente com este evento cerca de R$ 2 milhões em um só dia. E não é possível fazer tudo isso sozinha. São muitas as pessoas envolvidas, minha família, meus amigos, meus funcionários, voluntários, patrocinadores, apoiadores. Todos movidos por um único propósito: fazer o bem.”, destaca a fundadora do IORM.

A Feijoada do Bem teve como patrocinador ouro Grunner, patrocinador prata Rumos Combustíveis e Rodini Joalheiros e como patrocinadores bronze as empresas Bayer, Colorado Locação e Equipamentos, Copercitrus, Dior, FMC, Jaíba Aviação Agrícola, M Marra Distribuidora Automotiva, Raesa e Syngenta.

Formando jovens

Um dos pontos altos da Feijoada do Bem 2024 foi a assinatura do Protocolo de Intenções firmado entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e o IORM visando à cooperação mútua na promoção do desenvolvimento do projeto de qualificação e formação especializada de jovens e adolescentes no setor agrícola. O Protocolo de Intenções busca envidar os esforços para promover o desenvolvimento de um projeto de qualificação e formação especializada teórico e prático] de jovens e adolescentes no setor agropecuário, visando atender às demandas do setor e o aumento da oportunidade de emprego e renda.

O documento, de valor histórico para a trajetória do Instituto, foi simbolicamente assinado pela fundadora do IORM e  firmado pelo Secretário Executivo da Agricultura e Abastecimento Edson Alves Fernandes com os representantes do IORM, a coordenadora do Conselho, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho e o gerente Executivo, Rafael Albuquerque Braghirolli, na presença do coordenador de Administração, Ricardo Lorenzini e dos assessores, Renan Braga e Natália Ramao.

A cerimônia foi conduzida pelo advogado Dázio Vasconcelos que tem acompanhado e atuado de forma focada na aproximação entre o IORM e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento para que o Instituto possa apoiar de mão de obra qualificada para o desenvolvimento da vocação econômica da região.

Valor

A cada Feijoada do Bem, o IORM reconhece publicamente aqueles que apoiam o trabalho realizado com a entrega do Certificado Amigos e Empresas de Valor. Nesta edição, a fundadora do IORM fez uma homenagem póstuma ao empresário Argemiro Vicente Sobrinho, com a entrega do quadro aos seus filhos João Victor, Daniele, Verônica, Fernando e Guilherme Degrande Vicente. O Deputado Pastor Marco Feliciano, também foi homenageado e, por não ter podido participar do evento, receberá  o certificado oportunamente.

A Feijoada também certificou as Empresas de Valor, recebendo com muito carinho os empreendedores que fazem a diferença, praticando a responsabilidade social em seus negócios. Os filhos do fundador do Maiszena Supermercado permaneceram no palco para a homenagem.  A fundadora do IORM entregou o certificado da Farmácia Flor de Lis aos empresários Gislaine Teixeira Massaro e Vicente Massaro. A JP Indústria Farmacêutica foi representada pelo empreendedor Eduardo Ali Mere. Edson Pollo recebeu o certificado concedido à Empresa de Valor Pollo Montagens Industriais; a arquiteta Wilnes Tórtoro recebeu o certificado dedicado à WMP Arquitetura e Ambientação. A captadora de recursos do IORM, Célia Piai, representou o empresário Marco Antônio Vieira, recebendo o certificado concedido à Vieira Ferragens. 

Camiseta do Bem

Durante a Feijoada, a marca MU Vesture, do jovem empreendedor social Murilo Ribeiro, de apenas 15 anos de idade, lançou camisetas exclusivas, estampadas a partir de criações de alunos do IORM, durante as atividades em aula. Parte da renda obtida com a venda das camisetas será revertida para o IORM, outra parte para os alunos. “Eu acredito que a moda pode ser usada para fazer a diferença na vida das pessoas”, informou Murilo. As camisetas podem ser adquiridas em @muvesture.

A Feijoada do Bem 2024 foi encerrada com caldo quentinho para repor as energias, servido após o show Fernando & Sorocaba. A dupla demonstrou apreço pelos sertanejos do futuro e abriu espaço no palco para uma nova canja da dupla dos cantores mirins, os irmãos Felipe e Miguel, que já havia se apresentado no início da Feijoada. Dando um show de afinação e talento, os meninos cantores foram incentivados pela Dupla Fernando e Sorocaba a seguir o caminho da música de forma profissional, um estímulo e tanto para uma trajetória de sucesso.

A apresentação da dupla foi classificada nas redes sociais pelos participantes da Feijoada como simplesmente inesquecível. Os sertanejos foram aplaudidos ao tocar canções para pessoas de todas as idades, unindo o público em um coro de amor e solidariedade. Música dedicada a uma plateia calorosa e feliz. Foi lindo de ver. Ano que vem tem mais…