fechar
Cia Usina da Dança

Cia. Usina da Dança leva arte para mais de 130 alunos da rede pública de ensino em Ribeirão Preto

A Cia. Usina da Dança, projeto do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), concluiu com sucesso o ciclo de Workshops Culturais em escolas municipais de Ribeirão Preto. O encerramento foi marcado pela apresentação da célula coreográfica “Partituras Coreorítmicas”, que proporcionou uma experiência imersiva e poética para cerca de 130 alunos do ensino fundamental.

As disseminações de arte, cultura e cidadania ocorreram nas EMEFs Sebastião de Aguiar Azevedo, localizada no Bairro Ipiranga, em 24 de junho, e Maria Ignez Lopes Rossi, no Bairro Manoel Penna, em 26 de junho. Os workshops foram mediados pelos professores Daniela Gatti e Divanir Gattamorta, do Departamento de Artes da Universidade de Campinas – Unicamp e contaram, também, com dinâmica criativa conduzida pela professora de Dança Contemporânea do IORM Vivian Vinha, com grande envolvimento da comunidade escolar.

A célula coreográfica “Partituras Coreorítmicas” é um projeto cênico desenvolvido exclusivamente para a Cia. Usina da Dança, com a mediação de especialistas do Núcleo de Dança Redes da Universidade de Campinas (Unicamp) e da escola Nova Música, da Universidade Luterana do Brasil.

As apresentações cativaram crianças, professores e gestores, pela proposta inovadora que harmoniza dança e música. Um dos momentos de maior impacto foi a dinâmica com tecidos, que estimulou novas formas de expressão corporal, despertando a imaginação e o potencial criativo dos participantes.

O elenco, composto pelos intérpretes-criadores Jéssica Soares, Karen Pedro, Octávio Riul, Rafaela Lebre, Robert Henrique e Tiago Figueiredo, atuou sob a direção artística de Valéria Pasetto.
A Cia. Usina da Dança é voltada para a experimentação de uma linguagem diferenciada e humanizada, por meio do desenvolvimento de um processo autoral, alicerçada aos conceitos de estética e poética do Programa Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Esta ação, que contou com o apoio da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, integra as contrapartidas sociais do projeto e reforça o compromisso do IORM em democratizar o acesso à cultura e promover o desenvolvimento humano por meio da arte.

 

Régua Proac
Tags: destaque