
A Cia. Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) participou da cerimônia de abertura do 1º Simpósio de Educação de Orlândia, realizado em 10 de julho na Etec Paula Sousa, atendendo ao convite da Secretária Municipal da Educação, Dileia Ribeiro de Oliveira Filtre. O evento, que teve como tema “Violência nas escolas: como disseminar a cultura de paz”, promoveu reflexões e trocas fundamentais para o fortalecimento da educação pública.
A coreografia “Travessias”, apresentada pelos intérpretes-criadores Jéssica Soares, Karen Aparecida dos Santos Pedro, Octávio Riul, Robert Henrique e Tiago Figueiredo da Cia. Usina da Dança, sob a mediação da professora Vivian Vinha e direção artística de Valéria Pasetto, propôs uma profunda reflexão sobre as transformações da vida. A dança utilizou as mãos como símbolo de expressividade e contato afetivo, onde o indivíduo se torna coletivo, ensaiando modos de existir juntos de forma colaborativa e harmônica.
A obra, que se baseia na integração entre dança e música, convidou a plateia a questionamentos como: “Quais belezas nosso olhar tem registrado? O que estamos ajudando a ser visto? Quais travessias ainda nos deixam ‘mudos de beleza’? Como o pesado pode se transformar em leveza?”. A apresentação encerrou com a mensagem de que “os encontros de nossas travessias possam provocar em nós a transformação, e sensibilizar o outro para caminharmos juntos”.
A Cia. Usina da Dança, sediada em Ribeirão Preto, é uma realização do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. O projeto se fundamenta no programa Usina da Dança, alicerçado em quatro pilares: Arte Educação, Educação Somática, Teoria da Complexidade e Intertransdisciplinaridade.
“A Companhia é um núcleo artístico do IORM, dedicada à valorização da dança como expressão artística e ferramenta de transformação social, com foco na formação de intérpretes-criadores. Com o interesse de se distanciar de um lugar da dança estereotipado, a Cia. valoriza o potencial expressivo e artístico de cada integrante, chamados de intérpretes-criadores”, destaca Valéria.
Programação
O Simpósio teve início com a palestra do escritor e palestrante Eduardo Shinyashiki, seguida pela educadora e especialista em gestão escolar Jane Haddad. Entre as autoridades presentes na abertura, estavam o prefeito municipal de Orlândia, Gabriel Thor, e os vereadores Antonio Carlos Leite, representando o legislativo municipal, Luis Donizeti da Cruz (Ratinho) e Vitor Fávaro Tonetto (Vitim Fávaro), a chefe de Gabinete Papoula de Almeida Taveira Alves; o Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana, Leonardo Donizetti Alves; além de gestores de escolas e entidades do Terceiro Setor de Orlândia e região.
“Saudamos a iniciativa da Prefeitura de Orlândia de propor um evento dedicado para discutir os rumos do ensino oficial. Nós, do IORM, temos a missão de contribuir para formação dos cidadãos do presente e do futuro. E a educação é uma dimensão central da cidadania. Estamos unidos aos educadores, à família e à sociedade para avançarmos nessa tarefa”, afirma a coordenadora do Conselho do Instituto, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
