fechar
Usina da Dança

Abordagem transformadora do IORM inspira futuros educadores em Aula Magna na Unicamp

Atendendo a convite da Professora Daniela Gatti, do Departamento de Artes da Universidade de Campinas – Unicamp, a Coordenadora Artística do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Valéria Pasetto deu uma aula magna para alunos do curso de dança da Universidade,  reforçando os laços com o ambiente acadêmico.

Foi a oportunidade para compartilhar a jornada e os profundos referenciais teóricos do Programa Usina da Dança. A aula, realizada no dia 26 de setembro para os alunos do segundo ano da graduação, teve sua sala lotada e contou com a participação da professora de dança contemporânea do IORM, Vivian Vinha — também formada pela Unicamp. Durante três horas, que mesclaram teoria e prática, Valéria Pasetto detalhou as mais de duas décadas de construção artística, social e cognitiva que fazem do IORM uma ferramenta de transformação.

A pauta da aula destacou o referencial teórico que sustenta o trabalho do IORM, evidenciando o compromisso da instituição em amparar suas ações sociais com rigor científico e pedagógico. Valéria Pasetto explicou que essa abordagem transdisciplinar abandona a visão reducionista e busca trazer à tona a criatividade e o caos nas vivências propostas, permitindo a compreensão de fenômenos de forma integrada. A coordenadora destacou o princípio da Intertransdisciplinaridade: a teoria propõe o desenvolvimento conjunto entre professor e aluno. “Não se colocam em uma posição de mandatário e submisso, mas se constroem e se reconstroem juntos em relações integradas que alcançam os âmbitos cognitivos e emocionais,” exemplificou Valéria.

Baseando-se no pilar da Educação Somática, Valéria destacou a importância da aprendizagem sensório-motora. Nela, o movimento é o meio principal para a internalização da consciência corporal, visando a integração corpo-mente.

A coordenadora também abordou a teoria como um meio de ação pedagógica pelos sentidos, que permite a integração entre sentir, escutar e ver para perceber o mundo de maneira dinâmica e harmoniosa.

A apresentação cobriu a trajetória da Usina da Dança, os projetos da Cia. e a nova iniciativa “Dança nas Escolas” por meio dos fascículos. Um destaque especial foi a publicação “Pedagogia dos Retalhos”, e-book de autoria de Valéria que reúne a trajetória de trabalho do IORM e serve como inspiração prática em educação pela dança.

Referência para o Brasil

Professora Daniela Gatti elogiou a iniciativa:  “os  estudantes puderam conhecer um pouco do trabalho e da historia do projeto. A palestra de Valeria trouxe uma dimensão de vida e Poesia que conecta pessoas quando se trata de ensinar a  arte de dançar.  Junto com a professora do instituto Vivian Vinha, trouxeram uma  nova abordagem Pedagógica  com Crianças e Jovens em situação de vulnerabilidade social – a    Pedagogia dos Retalhos,  abordando uma proposta que pode ser vista como referência  para o Brasil e uma experiência inovadora e  sensível para os futures artistas e educadores da Dança. É lindo ver sementes plantadas germinadas e floridas. Parabéns e vida longa para a Usina  da Dança,

“O IORM agradece à professora Daniela Gatti pelo convite e à Unicamp, que acolhe o trabalho do Instituto há mais de uma década, permitindo que a paixão do IORM pela dança continue a ser compartilhada, formando artistas, e educadores conscientes e agentes de transformação.”, destaca a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.