Depois de um ano tecendo saberes, histórias e novos laços, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) anuncia a celebração que costura o ciclo do Projeto Tramas do Interior: o Mercado do Bem. O evento, que será realizado no dia 12 de dezembro, marca o encerramento das ações desenvolvidas em Guaíra, Ipuã e Orlândia e a mostra pública da força da criação coletiva e da transformação.
O Projeto Tramas do Interior, com suas Oficinas de Formação em Bordado Manual e à Máquina, cumpriu um papel essencial que vai além da técnica. Ele deu forma à Escola de Artes Aprendizes de Linha e Agulha, um espaço dedicado a fortalecer as artes manuais e assegurar o legado dos saberes tradicionais da costura e do bordado. Mais do que isso, criou um ambiente de convivência onde as participantes—as guardiãs da tradição têxtil—puderam desenvolver habilidades, autonomia e encontrar uma rede de apoio.
“O Mercado do Bem é o ápice desta jornada. Pensado como um encontro acolhedor e vibrante, o evento reunirá a Mostra Coletiva oficial do Projeto Tramas do Interior. A criatividade, a expressão e a tradição que renascem pelas mãos das participantes do Projeto. Cada peça exposta é um resultado formativo, um ponto final que marca uma nova história”, declara a Coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
O evento de 12 de dezembro, será um espaço de celebração da economia solidária, apresentando um conjunto de trabalhos manuais autorais, intervenções culturais e uma curadoria afetuosa da responsável pelas Oficinas de Formação, Vanessa Salomão. O Mercado do Bem oferece uma variedade de produtos que unem lifestyle, bem-estar, autocuidado, decoração e peças únicas criadas a muitas mãos.
O significado reside justamente na origem: são produtos que carregam história, identidade e propósito. Para quem busca um presente de Natal que vá além do material, o Mercado do Bem oferece a oportunidade de levar para casa a beleza e o afeto de um trabalho que valoriza a memória e gera renda.
Ao realizar o Mercado do Bem, o IORM reafirma o seu compromisso central: interiorizar o acesso à cultura e valorizar o patrimônio imaterial. O projeto fortalece redes colaborativas e fomenta a geração de renda por meio do trabalho manual, provando que a arte é uma poderosa ferramenta de transformação social e emancipação produtiva.
Esta ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025 – PRONAC 248359, realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Ministério da Cultura.
SERVIÇO
Evento: Mercado do Bem – Projeto Tramas do Interior: História, Identidade e Propósito
Data: 12 de dezembro de 2025
Local: Condomínio Colina Verde – Casa 18 em Ribeirão Preto
Atrações: Artesanato Autoral, Mostra Coletiva, Intervenções Culturais.






