O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) anuncia a abertura das Oficinas Formativas de Bordado, que dão início à programação da Escola de Artes “Aprendizes de Linha e Agulha”. As oficinas gratuitas, serão iniciadas no dia 04 de setembro no IORM de Guaíra e oferecem a oportunidade de aprender e valorizar os saberes tradicionais da arte têxtil, tanto manual quanto em máquina mecânica.
As oficinas fazem parte do Projeto Tramas do Interior, uma iniciativa do IORM e Ministério da Cultura, por meio do Plano Anual Agenda Cultural 2025. O projeto é composto por três frentes: a Escola de Artes, o Grupo de Voluntariado, que atua como multiplicador de saberes, e o Ateliê de Base em Guaíra, que será um espaço permanente para oficinas e exposições.
A programação das oficinas de bordado acontecerá somente às quintas-feiras e tem como foco o aprendizado de diferentes técnicas. O curso de bordado a máquina mecânica, com ênfase em “Rechilieu”, será ministrado das 8h30min às 11h30min. Já as turmas de bordado manual no bastidor, com aulas de uma hora e quarenta e cinco minutos, serão oferecidas em dois horários: das 13h às 14h45, com uma turma já esgotada, e das 14h50min às 16h35min. A previsão é que o curso de bordado manual tenha um total de quatro aulas, enquanto o de bordado à máquina terá seis.
Ao final da jornada, os trabalhos produzidos pelos participantes serão reunidos em uma Exposição Coletiva, que dará visibilidade ao processo criativo e valorizará o trabalho manual como expressão artística e cultural.
As vagas para as oficinas de bordado são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (17) 3331-6132.
