fechar
Usina da Dança

Usina da Dança apresenta “Onde É O Nosso Lugar”: Turnê Regional será aberta em novembro em Ipuã

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), o Ministério da Cultura, o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresentam o novo espetáculo da Usina da Dança: “Onde é o Nosso Lugar”. A turnê será aberta com a apresentação do dia 13 de novembro em Ipuã, e  vai circular por quatro cidades da região, oferecendo apresentações gratuitas e com total acessibilidade para o público.

Com concepção, pesquisa e Direção Geral e Artística de Valéria Aparecida Pasetto, o espetáculo convida o público e os bailarinos a uma jornada de autodescoberta e reflexão. “Onde é o Nosso Lugar” explora as complexas camadas da identidade, do pertencimento e do papel do indivíduo na coletividade.

O espetáculo que reúne os bailarinos dos quatro núcleos do IORM no palco: Ipuã, Miguelópolis, Guaíra e Orlândia é o resultado de um ano intensivo de trabalho e escuta.  Figurinos, direção musical e telões de led em tamanho gigante fazem parte da estrutura cênica que vai contar a história do processo criativo buscou inspiração na essência dos laços sociais e na relação do ser humano com seu ambiente.

Os bailarinos da Cia. Usina da Dança,  núcleo de pesquisa, criação e formação artística e cultural do IORM em Ribeirão Preto, se apresentarão nos espetáculos, trazendo fragmentos coreográficos que irão compor a obra. “Estes são momentos  grandiosos  para o público,   para nossos assistidos e para a própria Cia. São experiências ricas em trocas, aprendizado e na construção de relações sociais e artísticas.”, destaca Valéria.

Através de uma fusão de linguagens corporais, o espetáculo utiliza a dança para questionar: qual é o espaço que ocupamos no mundo? Mais do que um belo espetáculo de dança que promete mobilizar a comunidade regional, a obra é um manifesto sobre transformação e a busca incessante por um sentido de lar e comunidade, temas centrais na formação dos jovens artistas da Usina da Dança.

Reforçando o compromisso com a democratização da cultura, todas as apresentações contarão com recursos completos de acessibilidade, incluindo: acessibilidade física, tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Audiodescrição, garantindo que a experiência artística seja plenamente compartilhada por todos os públicos. O espetáculo também será apresentado online no canal do IORM no Youtube.

Serviço

Ipuã
Data: 13 e 14 de novembro
Horário: 20h
Local: Ipuã Country Club

Miguelópolis
Data: 27 e 28 de novembro
Horário: 15h e 20h
Local: Casa de Cultura Professora Ragih Miguel Sawan

Guaíra
Data: 4 e 5 de dezembro
Horário: 20h
Local: Salão de Eventos do Grêmio Colorado

Orlândia
Data: 15 e 16 de dezembro
Horário: 15h e 20h
Local: ETEC Professor Alcídio de Souza Prado

Tags: destaque