A Biblioteca Comunitária AMA-Me, que integra o Núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) em Ipuã, promoveu, no mês de agosto, um período repleto de atividades criativas e educativas por meio das Oficinas de Literatura 2025. As ações proporcionaram aos alunos do IORM ferramentas para compreender o gênero narrativo sob a ótica dos tempos cronológico e psicológico.
Sob a condução da responsável pela biblioteca, Maria Laura Ferro, e com o apoio da bibliotecária consultora Maria das Graças Garcia, os alunos do Projeto Usina da Dança, realizaram atividades sobre a passagem do tempo, marcando nos relógios os horários de início e término das práticas. Após a reflexão, participaram da “Exposição do Tempo Narrativo” e exploraram o livro “Dizer as horas”, ampliando o olhar sobre a percepção temporal nas narrativas.
Na sequência, os participantes estudaram o gênero narrativo com foco no enredo e em suas cinco partes (situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho). Para consolidar o aprendizado, a turma participou da brincadeira “Enredo do Telefone sem Fio”, uma dinâmica que uniu diversão, oralidade e cooperação, estimulando o raciocínio e a construção coletiva do conhecimento.
As Oficinas de Literatura da Biblioteca Comunitária AMA-Me reforçam o compromisso do IORM com o desenvolvimento pessoal e coletivo, incentivando o gosto pela leitura e a compreensão crítica dos textos. A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025, uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.
