
O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) promoveu no dia 1º de julho uma experiência educativa com a contação de histórias na unidade escolar CEPEM 1 – Professora Eleuza Marli Tavares Silva, em Ipuã. O evento, conduzido com carinho pela coordenadora da Biblioteca Energia do Conhecimento do núcleo do IORM em Guaíra, Maria Laura Ferro, teve como objetivo semear valores de companheirismo e amizade, além de incentivar o hábito da leitura junto aos 12 alunos de 05 e 06 anos de idade que participaram da ação.
A primeira história apresentada foi “Os Três Cabritinhos”, de autor desconhecido, que explorou a importância do companheirismo e da amizade. Mesmo com uma abordagem simples e direta, a apresentação gerou uma participação ativa das crianças, que fizeram comentários, levantaram hipóteses sobre os personagens e compartilharam suas impressões, demonstrando o forte engajamento com a narrativa. Para a contadora, Maria Laura, esse momento foi crucial para criar vínculos afetivos entre o público e a contadora.
Na sequência, os alunos puderam ouvir a contação da história “Se Você Plantar uma Sementinha…”, da autora Elly MacKay, que convida a enxergar o extraordinário nos detalhes mais simples do cotidiano. Para tornar a experiência ainda mais participativa, cada criança recebeu uma sementinha e foi convidada a fazer um pedido especial antes de plantá-la no jardim da escola, transformando a contação em uma vivência lúdica, cheia de intenção e, por isso mesmo, inesquecível.
Por meio das atividades de suas Bibliotecas, o IORM reforça o compromisso em levar “Energia que Transforma” para as comunidades, apoiando-se na literatura como ponte para o aprendizado de valores essenciais e para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O entusiasmo e a alegria dos alunos de Ipuã reforçam o poder da contação de histórias como ferramenta educativa e inspiradora.
Esta ação integra o Plano Anual Agenda Cultural – PRONAC 248359 realizado pelo Instituto ORM e o Ministério da Cultura.
