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Educação

IORM e Rede Pública de Orlândia Dão “Passo à Frente” para Transformar a Educação com a Dança

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), em colaboração com a rede pública municipal de ensino de Orlândia, anuncia o lançamento do projeto Passo à Frente – Usina da Dança na Escola. A iniciativa, que teve início em 27 de agosto, tem como objetivo integrar a linguagem da dança como prática pedagógica estruturante na Escola Municipal de Ensino Fundamental II “Maurício Leite de Morais”, a unidade-piloto do projeto. A proposta é uma resposta inovadora aos desafios contemporâneos da educação, focando na formação integral de crianças e adolescentes.

Ancorado na experiência consolidada do Programa Usina da Dança, que é referência na área de arte-educação, o projeto busca qualificar professores, arte-educadores e coordenadores da rede municipal. A abordagem é fundamentada nos Fascículos de Dança — materiais pedagógicos desenvolvidos pelo próprio IORM que articulam teoria e prática com linguagem acessível, inspirados na abordagem de Reggio Emilia. A proposta é ir além da técnica, valorizando a dança como a linguagem do corpo em movimento, que permite ao aluno comunicar-se, pensar e sentir o mundo. Como afirma a pesquisadora Márcia Strazzacappa, “é o movimento corporal que possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos”.

Com a participação de 26 profissionais da educação, o projeto tem um cronograma robusto de 24 aulas que se estenderão até 1º de dezembro. A equipe de facilitadores é composta pela diretora geral e artística Valéria Pasetto, pelo professor Octavio Riul, pela assessora artística Vivian Vinha, e pela assessora pedagógica Maria Julia Pintar.

A EMEF II “Maurício Leite de Morais”, unidade que atende 189 estudantes do 6º ao 9º ano, foi escolhida como piloto por enfrentar desafios em um território de alta vulnerabilidade social. Em 2023, a Escola esteve abaixo da média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – alcançando 4,66 no indicador que mede a qualidade do ensino e varia de 0 a 10. Esse Índice é calculado a partir das taxas de aprovação escolar e das médias de desempenho em avaliações. O projeto se apresenta como uma linguagem capaz de promover transformações significativas, estimulando competências como criatividade, empatia, respeito e cooperação.

O principal recurso pedagógico são os Fascículos de Dança, material de referência que articulam teoria e prática com linguagem acessível, estrutura didática clara e alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atuando também como um guia prático para orientar a ação do educador. A formação se baseia em referenciais contemporâneos como Educação Somática, Arte-Educação e Teoria da Complexidade e a Intertransdisciplinaridade.

A iniciativa tem como objetivos qualificar professores por meio de formação continuada que integre teoria e prática. “Queremos integrar a dança ao cotidiano escolar como ferramenta pedagógica, promovendo a expressão e a comunicação dos estudantes e contribuindo para o fortalecimento de vínculos e a saúde mental de toda a comunidade escolar. Nosso trabalho em conjunto com os educadores busca estimular a criação de ambientes escolares mais acolhedores, sensíveis e participativos. Em parceria com os profissionais de educação, estamos alinhados, trabalhando para ampliar o repertório metodológico, motor e o universo dos profissionais, incentivando práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, destaca Valéria Pasetto.

Nos primeiros encontros, os participantes demonstraram grande interesse e compreensão sobre a importância da dança no currículo escolar, com um forte desejo de explorar a linguagem como um meio de desenvolver a autonomia de pensamento e a autoestima das crianças e jovens. A participação ativa tem sido estimulada com novas estratégias para tornar os encontros ainda mais dinâmicos. O projeto, que terá 24 aulas, é um investimento no fortalecimento da escola pública, garantindo acesso a práticas artístico-culturais qualificadas e contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva.

Referência

“O projeto de dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) representa um marco fundamental para a educação e a formação cultural em Orlândia. Mais do que uma atividade artística, a dança se configura como um instrumento de transformação social, capaz de despertar nos estudantes a sensibilidade, a disciplina, a expressão corporal e a valorização das diferentes manifestações culturais. Ao proporcionar o acesso gratuito a aulas de dança, o IORM contribui para a democratização da cultura, garantindo que crianças e jovens tenham contato com experiências formativas que ampliam sua visão de mundo. Essa vivência fortalece não apenas o desenvolvimento individual, mas também promove a permanência dos alunos no projeto, criando vínculos afetivos e de pertencimento que repercutem positivamente em sua trajetória escolar e pessoal. A continuidade do projeto ao longo dos anos reafirma seu papel de referência em Orlândia, tornando-se parte essencial do patrimônio cultural e educacional do município. Mais do que um espaço de aprendizado artístico, o projeto de dança do IORM é um espaço de inclusão, de valorização da cidadania e de construção de novas perspectivas de vida, mostrando-se indispensável para o fortalecimento da educação integral e para a formação de gerações mais conscientes, criativas e engajadas.”, afirma a Secretária Municipal de Educação de Orlândia, Diléia Ribeiro de Oliveira Filtre.

“A iniciativa demonstra o compromisso do IORM com a escola pública, garantindo o acesso a práticas artístico-culturais qualificadas e contribuindo para a construção de uma educação mais equitativa, sensível e significativa para educadores e alunos. O projeto é mais um passo na missão de construir um futuro mais rico em conhecimento e afeto, reforçando a crença do IORM de que a colaboração entre a sociedade e as escolas é a verdadeira Energia que Transforma.”, destaca Monica Righi, especialista em educação e membro do Conselho Deliberativo do IORM, que atua como consultora no projeto.

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