
Unindo Arte e a 7ª Feira do Livro e 27º Encontro de Artes Livres de Guaíra mobilizaram um público de 10.392 pessoas durante os eventos realizados entre os dias 12 e 16 de Agosto, firmando-se como um dos principais eventos comunitários e uma celebração da pluralidade das manifestações artísticas.
Os eventos, promovidos pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Guaíra em parceria com o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) e Ministério da Cultura, ofereceu programação gratuita, democrática e com atrações voltadas para todos os públicos.
A presença popular coloriu o Salão Grêmio Colorado e da Sala de Cinema Cine Energia, espaços dedicados pelo IORM à comunidade. A agenda intensa reafirmou a força da arte e da cultura como ferramentas de cidadania.
“A programação foi cuidadosamente elaborada para atender a todos os públicos, com uma oferta diversificada de atividades de arte, cultura e lazer. O público infantil foi encantado com sessões de contação de histórias e peças de teatro, que contaram com a participação de crianças da rede municipal de ensino e de escolas particulares. Jovens e adultos puderam apreciar exibições de filmes, exposições e apresentações noturnas de teatro, música e ópera, que transformaram as noites de Guaíra em uma grande festa cultural.”, destaca o Gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.
O evento foi uma vitrine do talento local e regional, com apresentações das oficinas de música, dança, desenho e bordados da ACOR, associação parceira do município. A programação musical incluiu a apresentação de diversos corais, como o Coral Raízes de Guaíra, o Coral do IORM de Orlândia, o Coral da Sogube e o Coral de Crianças do CEALS.
A Feira do Livro também se destacou, com um bate-papo especial com o escritor Menalton Braff na Biblioteca Energia do Conhecimento, proporcionando um momento de grande valor literário para a comunidade. O evento homenageou os guairenses que realizaram o primeiro ECAL em 1981, e também as bibliotecárias da cidade, reconhecendo seu serviço relevante à comunidade.
Ponto alto da celebração foi o show do artista Renato Teixeira, que emocionou a plateia com suas histórias e canções atemporais. Sua apresentação marcou uma noite de gala para os guairenses, coroando o espírito de união e a paixão pela cultura que move o IORM.
O resultado alcançado comprova que o IORM tem um compromisso genuíno com o desenvolvimento da arte e da cultura nas cidades, e que uma “cidade educadora” se constrói com parcerias sólidas e atividades de qualidade para todos. Para continuar semeando a “Energia que Transforma”, o IORM está de portas abertas para novos parceiros e empresas que queiram fazer parte desta jornada.
Números do Evento:
- Público Total: 10.392 pessoas
- Contação de Histórias e Teatro Infantil: 4.705 participantes
- Salas de Cinema: 1.500 participantes
- Show do Renato Teixeira: 800 participantes
Espetáculos e Corais:
- “Basculho de Chaminé”: 602 participantes
- “Chá de Caridade”: 483 participantes
- Feira de Livros: 444 visitantes
Apresentações de Oficinas ACOR:
- 402 música
- 181 dança
- 38 desenho
Sala de Exposições: 341 visitantes
Orquestra de Viola e Espetáculo: 306 participantes
Apresentações de Artistas Guairenses: 294 participantes
Encontro de Corais: 252 participantes
Bate-papo com Menalton Braff: 44 participantes
