A noite de 15 de dezembro foi um momento de profunda emoção: a fundadora e do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), Josimara Ribeiro de Mendonça, entregou o prêmio à vencedora do 1º Concurso de Desenho de Natal do IORM, ação que reforça o compromisso do Instituto em valorizar o protagonismo juvenil e a arte como ferramenta de transformação.
A grande vencedora, Ana Luisa C. Aleixo, de 9 anos, aluna do Projeto Guri no Núcleo IORM Orlândia, teve sua arte escolhida para ser o Cartão de Natal oficial de 2025 do IORM. Ana Luisa recebeu o prêmio — R$ 1.600,00 em dinheiro — das mãos da fundadora.
O momento foi ainda mais especial, pois Ana Luisa estava acompanhada por toda a família, de forma tocante: o pai, Júlio César Pazeto Aleixo; a irmã, Maria Júlia Castaldini Aleixo e pela mãe, Manuela Oliveira Castaldini Aleixo, que é Coordenadora do Polo IORM Orlândia. A alegria compartilhada em família destacou a importância da rede de apoio que sustenta o desenvolvimento dos jovens talentos dentro do Instituto.
O desenho de Ana Luisa traduziu com sensibilidade e criatividade o tema do concurso: “Natal é luz: que as sementes do bem floresçam em nossos corações!”. A obra vencedora capturou com perfeição os valores centrais do IORM: a luz (esperança), o coração (acolhimento) e as sementes do bem (o trabalho de educação e emancipação).
O concurso foi exclusivo para alunos de 7 a 11 anos da Usina da Dança e do Projeto Guri, e teve um processo de seleção rigoroso. A primeira fase contou com a intensa participação do público, que somou mais de 2.944 votos no site oficial do IORM.
A fase final foi decidida por uma comissão de especialistas em arte, que teve a difícil missão de selecionar a obra que melhor representava a mensagem de esperança e cidadania.
Ao entregar o prêmio, Josimara Ribeiro de Mendonça celebrou o empenho de todos os participantes. Confira o cartão de Natal do IORM em: https://www.iorm.org.br/natal/












