fechar
Espetáculo 2025

Guaíra em festa: Espetáculo “Onde É O Meu Lugar?” do IORM transborda emoção e cidadania em duas noites memoráveis

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) promoveu dias de intensa emoção e significado em Guaíra com as apresentações do espetáculo “Onde É O Meu Lugar?”. Realizadas nas noites de 04 e 05 de dezembro no Salão de Eventos do Grêmio Colorado, as duas sessões foram a coroação de um ano de profundo trabalho e escuta, reafirmando o papel da arte na formação de cidadãos.

Com centenas de bailarinos no palco, figurinos impecáveis, coreografias inéditas e uma curadoria musical envolvente, a grandiosidade do espetáculo foi amplificada por telões de proporção gigante, que traduziram a história do processo criativo. Os bailarinos da Cia. Usina da Dança, núcleo de pesquisa e formação do IORM em Ribeirão Preto, uniram-se aos alunos da Usina, trazendo fragmentos coreográficos que enriqueceram a obra.

A noite de estreia do espetáculo foi marcada pelo compromisso com o acesso à cultura e a inclusão. O IORM garantiu acessibilidade completa, com tradução em Libras e Audiodescrição ao vivo, realizada pela profissional Bel Machado. Na plateia, além da família dos bailarinos, amigos e comunidade, diversas autoridades prestigiaram o trabalho do IORM, reforçando a parceria entre a arte e a política social: Cida Ferreira (Diretora municipal de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social), Delza Cristina Ferreira (Coordenadora do Departamento de Proteção Básica e Inclusão Social), Larissa Rocha Freitas (Presidente do CMDCA) e Marcelo Freitas (Chefe do Departamento da Cultura).

Em sua cidade natal, a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, recebeu flores na estreia e aplaudiu visivelmente emocionada. Em sua fala, ela celebrou o resultado do trabalho:

“Essa é a coroação de um ano intenso de trabalho. Agradecemos a profunda confiança que cada família deposita em nosso trabalho. Estamos formando crianças e adolescentes com base na arte, no sensível. Isto é educação que inclui, que promove cidadania. É disto que nosso país precisa”, completou.

A emoção atingiu o auge na segunda noite, 05 de dezembro. O público saudou com carinho a presença da fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, que foi calorosamente homenageada pelos alunos. Foi uma forma de agradecer Josimara pela qualidade e intensidade dos projetos desenvolvidos pelo Instituto na cidade. O Prefeito Municipal, Antonio Manoel da Silva Junior, também prestigiou a apresentação.

A obra, concebida, pesquisada e dirigida por Valéria Pasetto, é muito mais do que uma performance de dança. Nasceu da escuta ativa junto aos alunos da Usina da Dança, transformando a complexa reflexão sobre o espaço que ocupamos no mundo em movimento. O tema, baseado na “Poética do Espaço”, evoca o lugar não como um simples cenário, mas como um corpo vivo, pulsante, que carrega memória, afeto e imaginação.

O Gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghirolli, fez questão de agradecer publicamente às empresas e pessoas que, através do patrocínio e apoio, tornaram possível a realização do espetáculo, viabilizando, principalmente, as ações educativas desenvolvidas ao longo de todo o ano.

O espetáculo, que é uma realização conjunta do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, reforça seu compromisso com a democratização da cultura: as apresentações, além de gratuitas e com acessibilidade física, estão disponíveis online no canal do IORM no Youtube, onde já acumulam mais de 7.940 visualizações. A obra também foi transmitida ao vivo pelo site oficial: https://www.iorm.org.br/espetaculo-onde-e-o-nosso-lugar/.

 

Tags: destaque