O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, deu início aos Workshops de Disseminação Cultural do Plano Anual Agenda Cultural, no ano de 2025. Fragmentos do espetáculo Travessias foram apresentados a 210 alunos e funcionários da EMEB Mislene Vasco Cunha Negreiros, de Ipuã, no dia 28 de março no período da manhã.
Como contrapartida social do projeto, os Workshops têm o objetivo de promover o diálogo entre artistas, professores e alunos das escolas públicas sobre os processos criativos do espetáculo “Travessias”, produzido e apresentado pela Usina da Dança ao final de 2024. O espetáculo percorreu os municípios de Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis, encantando plateias e promovendo a reflexão por meio da arte.
Por meio das coreografias “Ovo”, “Mares”, “Corujas”, “Araras Azuis”, “Papagaios” e “Corvos”, os bailarinos da Usina da Dança proporcionaram uma verdadeira experiência sensorial e reflexiva ao público. “Mais do que uma apresentação, “Travessias” levou aos expectadores uma vivência de educação estética e criticidade, promovendo o contato com a arte como ferramenta de transformação social.”, destaca a coordenadora Artística do IORM, Valéria Pasetto.
Durante a atividade, os participantes puderam conhecer detalhes sobre o processo criativo de “Travessias” e prestigiar uma apresentação especial de dança, que emocionou o público.
O espetáculo destacou-se não apenas pela sua estética e qualidade artística, mas também pela profundidade de sua temática, que abordou a beleza sob diferentes perspectivas – interior e exterior – incentivando os jovens a refletirem sobre sentimentos, identidade e autoimagem.
Ao final da atividade, os alunos, professores e demais presentes expressaram sua emoção e encantamento por meio de aplausos entusiasmados e palavras de reconhecimento à equipe artística.
Calendário
O Plano Anual Agenda Cultural contempla um calendário amplo e diversificado de atividades permanentes voltadas à formação cultural, especialmente para o público infantojuvenil, nas áreas de dança, música, literatura, audiovisual, cinema, biblioteca e espetáculos artístico-culturais.
Ao longo do ano, estão previstas 18 edições dos Workshops em escolas públicas e organizações do terceiro setor, abrangendo as quatro cidades de atuação do Instituto.
“A Agenda Cultural atende ao propósito de democratizar o acesso à cultura e fomentar o desenvolvimento humano por meio da arte, reforçando o compromisso do IORM com a formação cultural cidadã e o fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar.”, sintetiza o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.
