As cores vivas dos figurinos, a emoção dos bailarinos, a música, os telões em grande formato e a dança, deram o tom das quatro apresentações do Espetáculo “Onde é o Nosso Lugar”, em Miguelópolis. O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo deram continuidade à turnê do espetáculo, após a efusiva acolhida em Ipuã, as apresentações em Miguelópolis ocorreram nos dias 27 e 28 de novembro, sempre em dois horários, na Casa de Cultura Professora Ragih Miguel Sawan.
A força da Energia que Transforma do IORM foi sentida novamente, seguindo a repercussão de Ipuã, que demonstrou a força do “fazer junto” com 1.058 espectadores presenciais e mais de 7 mil visualizações online.
Até chegar o palco, o espetáculo percorre uma longa e rica trajetória, que envolve participação, diálogo, troca e muito afeto. Tudo começa com a escuta dos alunos, num processo de co criação. A direção artística do IORM, a partir da escuta ativa cotidiana e do olhar atento à demanda de cada aluno direciona a equipe para um tema central, relevante e significativo diante dos acontecimentos que se destacam em nos contextos.
Este ano, as atenções voltaram-se à apropriação dos alunos em relação aos espaços oferecidos pelo IORM em seus núcleos. Mas não uma visão qualquer, e sim a relação que cada um mantém com as salas, o jardim, Biblioteca. Com a arte da convivência. Os alunos foram convidados a produzir mini crônicas de suas experiências e isso foi o substrato para a produção do espetáculo.
Escuta
“Onde É O Nosso Lugar?”, com concepção e Direção Geral e Artística de Valéria Aparecida Pasetto, é a etapa final de uma trilogia, nascendo da profunda pergunta que ecoa na vida dos alunos: Onde queremos chegar? O processo criativo, que se baseia na “Poética do Espaço” de Gaston Bachelard, transforma o espaço em um “corpo vivo, pulsante” que carrega afeto e imaginação.
Embora a Cia. Usina da Dança traga coreografias recorrentes, o espetáculo assistido em Miguelópolis foi único, com figurinos e cenas totalmente diferentes das apresentações de Ipuã e que também se diferenciaram das futuras apresentações do espetáculo. Cada apresentação refletiu a vivência particular e o processo de construção dos alunos de seu núcleo.
A turnê foi lançada na cidade, na tarde do dia 27. O IORM foi representado pela coordenadora do Conselho, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que recebeu homenagem de bailarinos e equipe do Instituto. A apresentação da noite foi marcada pela presença da fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça. Ela foi carinhosamente aplaudida e homenageada com flores. Todo o desenvolvimento artístico, cultural e social do Instituto teve como ponto de partida o olhar visionário de Josimara, que antecipou o futuro, criando o IORM.
Presença de Autoridades e Comunidade
As apresentações em Miguelópolis contaram com a presença significativa de autoridades e membros da comunidade, demonstrando o apoio ao trabalho do Instituto. A estreia do espetáculo em Miguelópolis, na tarde do dia 27 de novembro contou com a presença do Secretário Municipal de Turismo, Antônio Barbosa Ferreira, e da Chefe de Divisão da Cultura, Leandra Moura.
No dia seguinte, 28 de novembro, às 15h, a plateia recebeu o Vigário Padre Pedro Henrique Lopes, da Paróquia São Miguel Arcanjo, e a Diretora de Convênios e Terceiro Setor, Adrieli Melo Costa Buck.
O encerramento da temporada em Miguelópolis, na noite de 28 de novembro, , contou com a presença da Diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Andressa Cayres.
O espetáculo, que reúne bailarinos dos quatro núcleos do IORM (Ipuã, Miguelópolis, Guaíra e Orlândia), segue sua missão de transformar e buscar um sentido de lar e comunidade.
Guaíra e Orlândia: as próximas Paradas da Turnê
As apresentações de Miguelópolis anteciparam a circulação do espetáculo em Guaíra, próxima cidade a receber a turnê, que também será apresentado para o público de Orlândia.
A turnê de “Onde É O Nosso Lugar?” continua em dezembro:
Cidade: Orlândia
Datas: 15 e 16 de dezembro
Horários: 15 e 20h
Local: ETEC Professor Alcídio de Souza Prado




























