fechar
Cultura

Disseminações Culturais do IORM alcançam público superior a 4 mil pessoas em cinco cidades

Um público total de 4.123 pessoas participaram dos workshops de Disseminação Cultural realizados pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, nos meses de abril e maio em cinco cidades:  Orlândia, Ipuã, Miguelópolis, Guaíra, onde o Instituto mantém núcleos culturais, além  de Ribeirão Preto.

Compartilhar arte, cultura e cidadania foram os objetivos das 19 apresentações dos Workshops de disseminação cultural, realizadas pelo Instituto para um público formado por alunos, educadores, colaboradores de escolas públicas e projetos sociais e comunidade.

Cada apresentação da disseminação cultural garantiu o acesso gratuito dos públicos aos bens, produtos e serviços culturais produzidos pelo Plano Anual Agenda Cultural 2024, oferecendo apresentações de fragmentos do Espetáculo Raízes e Asas produzido pela Usina da Dança em 2023 e apresentado em palcos regionais durante a turnê.

Realizadas nos períodos da manhã e da tarde, as apresentações favoreceram principalmente a participação da comunidade escolar, de projetos sociais.

As apresentações integram as medidas de democratização e ampliação de acesso do Plano Anual Agenda Cultural 2024 – Pronac 235686, realizado pelo Instituto ORM e Ministério da Cultura.

Para que cada apresentação fizesse ainda mais sentido para o espectador, representantes da equipe psicossocial e educadores que acompanharam as delegações de cada núcleo do IORM, falaram sobre o tema apresentado e sobre os processos criativos que envolveram a construção do Espetáculo Raízes e Asas.

“As apresentações de disseminação cultural promovidas pelo Programa Usina da Dança revelam a importância de adentrar espaços públicos com uma dança sensível, humana e transformadora.”, destaca a coordenadora Artística do IORM, Valéria Pasetto.

Confira a agenda de apresentações

Orlândia

Orlândia foi a primeira cidade a receber apresentações, realizadas nos dias 11, 17 e 19 de abril, na Associação Atlética de Orlândia, que reuniram, ao todo, público de 913 pessoas. No dia 11, coreografias do espetáculo Raízes e Asas foram apresentadas às 19h30min.

Já no dia 17 de abril, assistidos pelo Projeto Vitória assistiram à apresentação no período da tarde.  As últimas apresentações de Orlândia foram realizadas no dia 19 de abril para assistidos pelo Projeto Ivas em dois horários: às 8h30min manhã e às 14h.

Ipuã

O município foi contemplado com quatro apresentações, totalizando público de 536 espectadores.  A primeira apresentação aconteceu no dia 6 de maio, para alunos, colaboradores e educadores da Escola Estadual Antonio Francisco D’Ávila ll, com apresentações nos períodos da manhã e da tarde.

Já no dia 7 de maio, foi a vez da comunidade da EMEB Professor Monir Neder receber apresentação também nos períodos da manhã e da tarde.

Miguelópolis

Escolas da rede oficial de ensino foram o público das seis apresentações das coreografias do Espetáculo Raízes e Asas em Miguelópolis. No município, as disseminações reuniram público de 910 pessoas. As primeiras apresentações foram realizadas nos períodos da manhã e da tarde de 30 de abril, na EMEB Vereador Alceu Barbosa da Silva.

No dia 2 de maio, a comunidade escolar da Emeb Jacinta Barbosa Ferreira, reuniu-se para duas apresentações, realizadas no período da manhã e da tarde. Os alunos da Usina da Dança apresentaram-se no dia 7 de maio para a comunidade escolar da ETEC Laurindo Alves de Queiroz no período da manhã.

Guaíra

O circuito de apresentação de fragmentos do espetáculo Raízes e Asas em Guaíra foi iniciado na manhã de 6 de maio na EMEF Vera Lúcia Vitali. No dia 7 de maio, as apresentações ocorreram no período da manhã para a comunidade da Emef Padre Mario Lano e, no período da tarde na Emef Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto.

As Disseminações despediram-se da cidade com a última apresentação realizada na tarde de 8 de maio na EMEF Francisco Gomes de Souza. Um total de 714 pessoas formaram o público das quatro apresentações realizadas.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto recebeu duas apresentações das disseminações culturais em seu principal palco: o Theatro Pedro II. Na tarde de dia 24 de abril, a Usina da Dança apresentou o Espetáculo Raízes e Asas, com entrada gratuita e público estimado de 450 pessoas formado por assistidos por projetos sociais do municípios e pela comunidade, que pode reservar seu ingresso gratuito com antecedência online. A segunda sessão das Disseminações aconteceu na noite de 26 de abril, e contou com a apresentação da Cisne Negro Cia de Dança, que apresentou as obras Expect the Unexpected/Esperar o Inesperado (2022), Cálice (2019), Sabiá (1989) e A Luz Que Há em Ti… (2018), para público de 600 pessoas.

Tags: destaque