Durante as Oficinas de Literatura realizadas no mês de outubro, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento concluiu o trabalho com o gênero lírico e seus subgêneros, avançando para o aprofundamento do gênero dramático. As atividades foram conduzidas por Laura Alves, responsável pela biblioteca, e proporcionaram aos participantes uma ampliação do repertório literário por meio de experiências práticas e contextualizadas.
A oficina teve início com a exibição de um vídeo introdutório que marcou o encerramento do estudo do gênero lírico, com destaque para o haicai, subgênero poético de origem japonesa. Caracterizado por sua brevidade e objetividade, o haicai é composto por três versos, tradicionalmente estruturados em 5–7–5 sílabas poéticas, sem rimas, e busca capturar um instante, uma imagem ou um sentimento.
Na vivência prática, os alunos participaram de atividades que contextualizaram culturalmente o gênero literário. Entre elas, a exposição da bandeira do Japão, a utilização de um atlas com foco no continente asiático para identificação do país de origem do haicai e o uso de bandanas de papel, tornando o aprendizado mais lúdico e significativo.
Em outra etapa das oficinas, o gênero dramático foi explorado a partir da exibição do vídeo “A máscara teatral: história da Arte Teatral”. Na sequência, Laura Alves apresentou a origem e a função das máscaras no teatro grego, explicando como esses elementos eram utilizados para facilitar a identificação das expressões dos personagens pelo público, especialmente em apresentações ao ar livre. Foram apresentadas as máscaras da comédia, associada à expressão alegre, e da tragédia, relacionada à expressão triste.
As máscaras teatrais, símbolos históricos da comédia e da tragédia, surgiram na Grécia Antiga e desempenhavam funções práticas, como a amplificação da voz dos atores e a evidência das emoções e características dos personagens. Durante a atividade, os alunos receberam as máscaras e puderam vivenciar, de forma concreta, as expressões de alegria e tristeza.
Segundo Maria das Graças Garcia, consultora de biblioteca responsável pela orientação pedagógica das atividades, as oficinas do gênero dramático foram desenvolvidas de maneira lúdica, possibilitando a exploração das emoções por meio da literatura e da vivência coletiva. “A diversidade de textos favorece uma leitura social, colaborativa e sensível”, destacou.
As Oficinas de Literatura da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento reafirmam o compromisso do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) com a formação de leitores críticos e sensíveis. A iniciativa integra o Plano Anual da Agenda Cultural 2025, uma realização do Ministério da Cultura em parceria com o IORM.




















