O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) anuncia a programação oficial do Mercado do Bem, evento que marca o encerramento das ações desenvolvidas ao longo do ano pelo Projeto Tramas do Interior. O evento, que acontece no dia 12 de dezembro, colocará à venda os trabalhos manuais produzidos pelas participantes do Projeto e oferecerá workshops focados em bem-estar, decoração e estilo de vida.
Realizado entre março e dezembro, o Projeto Tramas do Interior desenvolveu uma ampla programação nas cidades de Guaíra, Ipuã e Orlândia. Entre as ações, destacam-se os encontros semanais do grupo de voluntárias Mestras e Criadoras, além da implantação da Escola de Artes Aprendizes de Linha e Agulha e Ateliê de Base, com a realização de nove oficinas formativas de bordado manual e bordado à máquina, que resultaram na formação de 76 alunos.
O Mercado do Bem representa a culminância desse percurso, valorizando o fazer manual, incentivando a geração de renda e promovendo a conexão entre cultura, criatividade e impacto social. As ações do projeto são coordenadas por Vanessa Salomão e têm como objetivo fortalecer o patrimônio imaterial e a autonomia produtiva nos municípios participantes.
Cada peça — que une decoração artesanal, autocuidado e peças únicas — carrega história, identidade e propósito, sendo ideal para presentes de Natal que tragam afeto e beleza.
O IORM reforça o compromisso de interiorizar o acesso à cultura, valorizar o patrimônio imaterial e fomentar a geração de renda por meio do trabalho manual. A comunidade está convidada a celebrar este encerramento repleto de cor e criatividade.
Confira a Programação: da mesa à decoração
12 de dezembro
- 10h30m – Workshop Requinte à mesa: gastronomia e etiqueta, ministrado pelo Chef de Cozinha Lucas Nogueira, o workshop abordará a arte de receber e os cuidados com a mesa.
- 15h – Workshop Elegância em casa: flores e organização, conduzido por Set By Danilo Vidal, a atividade trará dicas sobre arranjos florais e organização residencial.
Além dos workshops, o Mercado do Bem contará com o apoio e a curadoria de parceiros que enriquecem a experiência, como Mari Prata da Confeitaria La Mûre, Maju Organiza (Personal Organizer), Ângela Junqueira (Assessoria de Eventos) e D’IORM.
A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025 – PRONAC 248359 realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Ministério da Cultura.

























