O professor e escritor Marcos Barros lançou no dia 2 de dezembro, seu terceiro livro: “O Encontro com a Criança”. A obra convida o leitor a revisitar a própria infância e reencontrar a versão mais pura de si mesmo, sendo uma reflexão profunda sobre afeto, autoconhecimento e reconexão.
A mensagem do livro gerou uma conexão direta com o trabalho realizado há 20 anos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) e, atendendo ao pedido do autor, o Instituto criou a coreografia O Encontro com a Criança, transportando a obra para a linguagem da dança.
Assinada pelas bailarinas intérpretes Eloá de Pádua Duarte e Maria Rita Santos Vaz, a coreografia resultou em um vídeo editado pela assessora pedagógica do IORM, Maria Júlia Pintar Vieira dos Santos, responsável pela captação das imagens editadas em vídeo por Márcia Pereira de Jesus. Vivian Vinha assessorou artisticamente o projeto que foi supervisionado pela Coordenadora Artística do Instituto, Valéria Pasetto.
O vídeo foi apresentado na noite de lançamento da publicação, realizado na Sociedade Hípica Orlândia, que culminou em sucesso absoluto, com todos os livros vendidos.
O grande destaque do projeto é sua missão social: 100% da renda arrecadada será revertida para causas sociais e entidades assistenciais de Orlândia, incluindo o IORM.
O escritor visitou o Castelinho, núcleo do IORM em Orlândia, e foi recebido por Valéria Pasetto. “Conheci Senhor Oswaldo, grande homem, uma foto dele saiu no meu penúltimo livro: O olhar de Clarice. Admiro muito o IORM e a fundadora, Josimara Ribeiro de Mendonça, a quem dei aulas e, posteriormente para seus três filhos. Sou muito grato a Josy pois é uma colaboradora do curso pré-vestibular gratuito Marcos Barros que existe há seis anos, dedicado a alunos de escolas públicas. Com a fé e foco estes alunos conseguem entrar nas melhores faculdades do país. Não me julgo um ótimo professor, porém tenho um diferencial: fé inabalável”, destacou.
A jornada de afeto e a conexão com a arte
No livro, o autor narra um encontro tocante entre ele, aos 59 anos, e o pequeno Marquinho, de 7 anos. A obra é composta por fotos e frases que remetem ao título, contando ainda com a participação de convidados especiais que compartilham suas próprias imagens e memórias. A publicação anual do livro é garantida pelo apoio do IMB (Instituto Marina Berti).
A iniciativa de reverter integralmente a renda para entidades assistenciais reflete um compromisso de mais de 32 anos do professor Marcos Barros com a solidariedade. Desde o lançamento de seu primeiro livro, toda a renda das vendas é destinada a causas sociais.
Seu trabalho filantrópico inclui a doação de cestas básicas acrescidas de produtos de Natal, a realização de um almoço de Natal para os coletores de lixo e suas famílias há 11 anos, e o ato de levar crianças do orfanato para almoçarem em restaurantes com áreas kids.





