fechar
Ateliê do Bem

IORM conclui Oficinas de Bordado: Projeto Tramas do interior fortalece saberes tradicionais em três municípios

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) finalizou, entre setembro e o início de dezembro, a programação de Oficinas Formativas de Bordado Manual e Bordado à Máquina, realizadas por meio do Projeto Tramas do Interior. As atividades marcam a abertura da Escola de Artes Aprendizes de Linha e Agulha, uma iniciativa criada para fortalecer as artes manuais e assegurar o legado dos saberes tradicionais da costura e do bordado.

Mais do que técnica, as oficinas foram verdadeiros convites ao pertencimento e à convivência. As alunas – em sua maioria mulheres com idade superior a 50 anos – encontraram neste espaço a oportunidade de se expressar criativamente, de partilhar experiências e de resgatar o valor de um trabalho feito à mão e com alma. Sob a coordenação de Vanessa Salomão, o foco foi em estimular as participantes a produzirem trabalhos autorais, transformando histórias e afetos em arte.

Com a grande procura da comunidade, as oficinas gratuitas, iniciadas em 4 de setembro em Guaíra, foram ampliadas para os municípios de Ipuã e Orlândia. Ao longo do período, foram realizadas nove turmas das oficinas, nas modalidades de bordado manual (Etapas 1 e 2) e bordado à máquina para iniciantes. A programação resultou na formação de 76 alunos, totalizando 99 horas e 30 minutos de atividades intensas.

Em Guaíra, as atividades foram realizadas no Ateliê do Bem. O módulo Bordado Manual – Etapa 1 contou com 4 turmas, formando 32 alunos, com aulas realizadas entre setembro e novembro. O município também sediou 2 turmas da Etapa 2 do Bordado Manual, formando 16 alunos entre setembro e outubro. A modalidade Bordado à Máquina – Iniciante em Guaíra foi oferecida em 2 turmas, formando 14 alunos, com cargas horárias de 18h e 21h, entre setembro e dezembro.

A ampliação do projeto levou o módulo Bordado Manual – Etapa 1 a Ipuã. No mês de novembro a turma com 6 alunos realizou aulas na sede do Instituto ORM. Orlândia recebeu uma turma da Etapa 1 do Bordado Manual, no espaço cedido ao Instituto ORM localizado na Rua 16 nº 857 e a participação de 8 alunas.

O Projeto Tramas do Interior possibilitou aos participantes o acesso a técnicas tradicionais do bordado manual e a introdução ao uso da máquina mecânica. O desenvolvimento de habilidades e criatividade foi um objetivo central, buscando a autonomia produtiva das participantes.

“Com a consolidação da Escola de Artes Aprendizes de Linha e Agulha, o IORM amplia sua atuação promovendo a difusão cultural, transformação social e aprendizagem. Nossa iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a formação artística, o incentivo à economia criativa e o fortalecimento das expressões culturais do território em que atuamos”, destaca a Coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

O Projeto Tramas do Interior integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025 – PRONAC 248359 e é realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em parceria com o Ministério da Cultura.

Tags: destaque