Barco Aprendiz
nas Águas do Pardo

O Projeto

O empreendimento Barco Aprendiz, apresenta estratégias para formação e articulação de educadores ambientais diretamente com os municípios de Barretos, Bebedouro, Guaíra, Morro Agudo e Orlândia, parceiros neste empreendimento e indiretamente com os demais municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande.

Ações articuladas, considerando as demandas e prioridades de cada território, com ênfase no tema Água, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional, com conteúdos teóricos e práticos, enfatizando as boas práticas e potencializando os recursos humanos de cada localidade. Os conteúdos curriculares do ensino fundamental definem a água como tema transversal por estar presente em um grande número de disciplinas.

A ÁGUA foi escolhida para ser o fio condutor deste empreendimento: é um recurso natural que integra todos os elementos e recursos da

natureza; sua temática engloba todas as disciplinas estudadas no ensino fundamental sob diferentes aspectos; apresenta importância ímpar na sociedade dada sua degradação e escassez perante a demanda contínua e crescente para todas as atividades humanas e a agricultura, sendo a atividade que mais consome água no planeta, merece enfoque aprofundado com sua relação com a água nesta região predominantemente agrícola.

Atividades com produtores rurais (eixo não formal), apresentando práticas sustentáveis, recuperação de áreas degradas, restauração florestal, agrofloresta, sistemas agroecológicos, hidrologia florestal, práticas de conservação e produção de água em sistemas produtivos, restauração e conservação de matas ciliares, sistemas de saneamento ambiental, sistemas de tratamento de águas residuárias.

Galeria de Fotos

Dados do Projeto

Nome do Projeto:

Barco aprendiz nas águas do Pardo: formação e articulação de educadores ambientais na Bacia do Baixo Pardo/Grande.

Tipo de Incentivo:

EDITAL SECRETARIA DE SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS
FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS – FEHIDRO

Situação do Projeto:

Em Análise

Contato:

Rafael Albuquerque Braghiroli
(17) 3331-6132
(16) 9.9998-4607
rafael.braghiroli@iorm.org.br

Região de Atendimento:

Guaíra-SP

Número de Beneficiados:

120 educadores multiplicadores

Público Alvo / Beneficiados:

  1. No âmbito formal – coordenadores pedagógicos e um docente de cada uma das escolas municipais de ensino fundamental dos municípios de Barretos, Bebedouro, Guaíra, Morro Agudo e Orlândia. Como o projeto prevê a formação de agentes multiplicadores, serão beneficiárias todas as comunidades escolares das redes municipais de ensino dos municípios participantes.
  2. No âmbito não formal – produtores rurais e técnicos extensionistas. No âmbito difuso – por meio da rede de EA da bacia, que é um instrumento de comunicação acessível aos diferentes perfis de atores sociais da bacia (professores, juventude, terceiro setor, empresariado, comunidade, gestores públicos), pretende-se envolver o maior número possível de interessados, com potencial de capilarização que beneficie indiretamente toda a população da bacia (cerca de 333 mil pessoas, dado de 2010, do Relatório de Qualidade Ambiental do Estado de São Paulo 2011, ano base 2010).

Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Período de Realização

Jan/2015 a Dez/2015

Valor Total do Projeto

R$ 296.224,00
Total Captado
R$ 296.224,00 (Se aprovado)
100%

Volte a Seção Educação

Clique no botão abaixo e acesse todos os projetos de Cultura do IORM

VOLTAR