Our Blog

A presidente do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, fez duas doações de livros para a Biblioteca Energia do Conhecimento. São publicações fundamentais para empresas e gestores de projetos sociais. Confira:

“Três Vinténs para a Cultura – o incentivo fiscal à cultura no Brasil”

Na publicação, o jurista Julio Cesar Pereira analisa a Lei Rouanet, o mais importante mecanismo de financiamento à cultura no Brasil, apresentando seus diversos usos (e abusos), tanto no campo empresarial, quanto no estatal e setorial.

O autor analisa a Lei Rouanet como um texto legal, sem negar sua origem, suas contradições, implicações e efeitos, e considerando os dilemas entre Estado e Mercado, entre justiça e bem-estar social, entre Estado Democrático de Direito e a regra de exceção.

Julio Cesar Pereira vai além da discussão sobre o mecanismo de incentivo à cultura no Brasil, produzindo um rico ensaio filosófico, que aguça o olhar sobre a teia relacional entre cultura, sociedade e mercado, alinhavando tudo com o direito tributário, essencial para aprofundar nos detalhes da lei.

“Três Vinténs para a Cultura” também empreende o estudo das noções de cultura nacional, popular e de massa, indústria cultural, dentre outras, além dos modos de intervenção estatal na sociedade e, mais especificamente, das normas atinentes ao incentivo fiscal à cultura.

Editais de Patrocínio Empresarial

Para estimular a leitura e debate sobre o apoio de empresas às leis de incentivo, a presidente do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça doou à Biblioteca Energia do Conhecimento, implantada no Centro Cultural Colorado o livro Editais de Patrocínio Empresarial – Como Planejar Seleções Públicas de Projetos, lançado em setembro de 2014.

“Considero muito importante compartilhar com a comunidade empresarial de Guaíra este livro, que foi o primeiro publicado no Brasil sobre a seleção de projetos de patrocínio por meio de editais. Esta vem se tornando cada vez mais uma prática recorrente e de grande relevância para as empresas, exigindo planejamento e organização”, destaca Josimara.

O livro, publicado pela Editora Sesi-SP tem o apoio do GIFE, da Aberje e da Edelman Significa e foi escrito por Lárcio Benedetti, que é especialista em patrocínio empresarial, e já atuou como consultor e gestor direto de mais de dez editais para empresas como Petrobras, Natura, Pepsico e Votorantim.

O livro foi estruturado com pesquisas na literatura brasileira e mundial sobre patrocínio como ferramenta de comunicação, análise de editais de diferentes empresas e entrevistas com 84 profissionais.

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *